Enc: Mestre dos Magos

MESTRE DOS MAGOS

MESTRE DOS MAGOS

Se você conhece o desenho "Caverna do Dragão" e é fã sem dúvida já se perguntou por que este desenho não tem fim. Uma indagação que passa despercebida pelos telespectadores é: "como se chama o Mestre dos Magos?".

Por isso estou produzindo este texto que é uma pequena análise de alguns elementos do desenho. Descobri há pouco o verdadeiro nome do Mestre dos Magos e que ele não tem anda a ver com o suposto último capítulo que alguns dizem existir nos EUA. Ele é um deus bom com o poder de ressurreição.

Antes de tudo é preciso esclarecer o mundo fantástico onde os 5 jovens se encontram não é o Inferno católico, nem o unicórnio de Bob, uni, é um pequeno demônio.

O Mestre dos Magos não é mau nem o Vingador é bom, como dizem que apareceu no filme. Na verdade, nem sabemos se o tal filme existe, mas este não é o caso afinal.

O mundo terrível é apenas o mundo que existe na mente dos religiosos, cheio de monstros e outros seres supernaturais da imaginação mística. É como uma viagem ao mundo da Idade Média e Antiga. Os seres que ali se encontram são justamente dessas épocas, de diversos povos, dentre eles gregos, celtas, persas e chineses.

PRIMEIRO VAMOS AOS GREGOS

• Há no desenho um dragão de duas cabeças= Alegoria da Hidra
• Diana= Deusa da caça e rainha das amazonas
• Pandora= Aparece como bruxa mas foi a primeira mulher para os gregos antigos.

PERSAS

• Tiamat= Deusa que pariu os outros deuses. Deusa dragão Criadora do mundo para os Persas, Babilônios e Sumérios.

CHINESES

• Dragões dourados= Realizam desejos e têm o poder de voar, para os chineses, sendo portadores de grandes tesouros no fundo do mar ou em alguma caverna. São bons.
• Dragões negros= São ruins e moram no subsolo. Quando incomodados criam tempestades e terremotos, pois são os senhores do clima e tempo meteorológicos.

CELTAS

• Cavalo do vingador= Sleipnir, o cavalo negro que Loki deu para Odin. O original teria 8 patas.
• Sheila= Morgana, maga irmã do rei Artur.
• Presto= Um aprendiz de druida, talvez inspirado na figura de Merlin.
• Curiosidade: para os vikings os druidas não eram profissionais e sim circunstanciais, recebendo o nome de godis. Os godis eram especialistas em artes divinas das runas, símbolos do alfabeto germânico. Talvez as palavras God e good sejam derivadas de godi.
• Bobby= Inspirado no povo nórdico, para quem os chifres representavam força, violência e virilidade. Sua coragem e seu bastão que estremece tudo lembra o deus do trovão, Thor.
• Eric= O cavaleiro covarde tem o nome do herói do período arturiano que hoje se conhece como São Jorge. Trata-se do guerreiro chamado Siegfried, mais conhecido como Sigurd, o matador de dragões, que era chamado de Éric pelo anão Regin que o criou depois da morte de seu verdadeiro pai, Sigmund, ser morto por Odin, seu avô. A Éric é dada a honra de ser Mestre dos Magos por um dia, quando este enfrenta o Vingador para que seus amigos possam voltar pra casa através do portal que ele abre. Uma outra semelhança com Sigurd é o amuleto que Éric usa que o transforma em homem-sapo, pois Sigurd tinha um amuleto que o transformava em que ele desejar.
• Mestre dos Magos= Dagda, um deus bom com o poder de matar 9 homens de uma só vez com um lado de seu bastão e ressuscitar os mortos com a outra. Representante supremo dos sacerdotes (druidas, sacerdotisas e godis). Senhor da magia e sabedoria. Em seu caldeirão nunca falta comida e ele nunca deixa um viajante com fome.

SINCRETISMO

• Uni= Unicórnio é um animal sagrado para gregos e celtas, e para os chineses é um dos criadores do mundo.
• Vingador= Vampiro, anjo da morte, mago. É representante do catolicismo, por isso é o personagem mais odiado. Ele dá uma dica de que está no passado por que captura um soldado na época do nazismo para alterar a História e fazer a Alemanha vencedora, um forte indício, pois a Igreja se aliou ao nazismo na 2ª. Grande Guerra.
• Armas= o Vingador querer as armas significa a cultura roubada de outros povos para no fim persuadi-los, como aconteceu, por exemplo, com as armas que os celtas venderam para Roma e foram por elas vencidos.
• A irmã do Vingador= Separação entre a Igreja Católica e Anglicana. Portanto, de certa forma, o Vingador representa os eclesiásticos da Igreja, lembrando que houve papa que até já comandou tropas de guerra. O castelo onde os dois brigam simboliza a antiga Igreja antes da separação.
• Curiosidade: O vingador é muito grande em relação ao Mestre dos Magos. Talvez seja para compará-lo aos antigos gigantes, inimigos dos deuses celtas, gregos e até hinduístas. Pois até no Hinduísmo a relatos de deuses versus gigantes, como exemplo, Rama, um avatar de Vishnu, que vence o gigante Ravana, de 10 cabeças, com uma flechada no umbigo.
• Hank= O líder loiro lembra ao mesmo tempo Apolo, e deus grego do sol e das belas-artes que antes era apenas o patrono dos arqueiros, e os elfos celtas, por que o arco é sua principal arma.

CATOLICISMO

• Mestre do Vingador= Certa vez o Mestre dos Magos diz que o bem e o mal são a mesma energia, que um pode ser convertido no outro e nisso, transforma a energia ruim do Vingador m boa e a joga de volta. Mas se um é bom e o outro mau por que se unem? Aparece um monstro que abre as nuvens mostrando apenas um olho, quando o Vingador olha para cima e diz: "―Não, Mestre, eu não falhei!". Dois segundos para você adivinhar quem é o "Mestre". O mestre do Vingador é Deus, não pode ser outro, por isso todos fogem juntos, uma vez que ele é o pior monstro de todos e mata sem pena. É uma crítica clara ao poder sanguinário da Igreja que se voltou várias vezes contra seus próprios fies, como na perseguição a Lutero, aos cátaros (Concílio de Latrão) e aos judeus, o povo que deu origem ao cristianismo.
• Demônio das Sombras= Lembremos que Lúcifer era um anjo, no cristianismo, e assim como Hades, o deus grego do submundo ou tártaro, quis tomar o lugar do chefe e foi expulso, ganhando um reino próprio, lugar este que nos é ensinado com o nome de Inferno. Mas, na "Caverna do Dragão" não há Inferno nem Céu, logo, os demônios estão no mesmo mundo dos mortais e deuses. Então, o Demônio das Sombras é o Demônio cristão que foi agora subordinado ao Vingador, pois, no fim, ambos continuam seguindo o mesmo mestre.

ATEU POETA
2h e 07 min
24/09/2010
Fortaleza-Cerá

 

0 Comments:

Post a Comment




Copyright 2006 | Andreas02v2 by GeckoandFly and TemplatesForYou | Design by Andreas Viklund
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.TFY Burajiru